A construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol no Bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, será retomada em breve. A retomada foi viabilizada após a assinatura de um novo acordo entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a prefeitura do município. A Lei nº 5.025/2025, que formaliza a repactuação da cessão do terreno, foi sancionada pela prefeita Juliana Pavan no dia 5 de maio.
A nova previsão é que o centro seja concluído e inaugurado até 20 de julho de 2025. A gestão do espaço ficará sob responsabilidade da Federação Catarinense de Futebol, que também será encarregada da manutenção, sem custos para o poder público.
Como contrapartida, a estrutura poderá ser utilizada pelo município para ações esportivas e comunitárias. Estão previstos o uso do centro pelas escolinhas da Fundação Municipal de Esportes (FME) dois dias por semana, durante o dia, além da realização de competições amadoras no período noturno. Aos sábados, o espaço também poderá receber jogos comunitários e eventos no turno da tarde e da noite.
O contrato de concessão do terreno tem validade inicial de 50 anos, podendo ser renovado por mais 50, mediante novo acordo entre a CBF e o município.
A obra integra o pacote de investimentos do legado da Copa do Mundo de 2014. Na época, a Fifa destinou US$ 100 milhões à construção de Centros de Desenvolvimento do Futebol em estados que não sediaram jogos do torneio, com o objetivo de fomentar a base e fortalecer o futebol brasileiro.
Em Balneário Camboriú, o centro está sendo construído em um terreno de 11.340,65 m², ao lado do Parque Natural Raimundo Gonçalez Malta, cedido por meio da Lei Municipal nº 4.689/2022. O prazo original para conclusão venceu em outubro de 2024, sem que a obra fosse finalizada. Agora, com a nova parceria, o projeto volta a ganhar fôlego.
GIPHY App Key not set. Please check settings