in

Atleta de Balneário Camboriú bate dois novos recordes das Américas

João Matos Marques Cunha, de Balneário Camboriú, estabeleceu os novos recordes das Américas nos 100 metros (classe T72) e do Brasil nos 400 metros (classe T72). Os resultados foram alcançados durante a 1ª Fase Nacional de Atletismo do Circuito Loterias Caixa 2025, promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, entre os dias 22 e 25 de maio, em São Paulo.

“Ao longo de anos à frente da modalidade, vivemos grandes conquistas em eventos internacionais, mas o índice alcançado pelo João tem algo verdadeiramente especial. Ele chegou até nós no ano passado, com sequelas de um AVE [acidente vascular encefálico], e hoje está entre os melhores atletas do mundo na categoria”, revela o treinador Caike Jacob Rovigo. “E isso não apenas intensifica a força transformadora do esporte, como também destaca, com clareza, a importância dos investimentos no paradesporto. Eu sempre digo que, quando um dos nossos atletas atinge uma marca como essa, é como se todas as pessoas com deficiência estivessem subindo ao pódio junto com ele. É representatividade e inspiração em sua forma mais pura.”

Nos 100 metros, João registrou tempo de 00:15.35 e índice técnico de 110.814%, resultado que o credencia para o Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico Adulto. Segundo Rovigo, ele é o primeiro atleta masculino do Brasil a alcançar a marca mínima exigida para a competição. Nos 400 metros, o tempo foi de 01:06.74 e o índice técnico, de 104.899%.

A delegação de Balneário Camboriú contou com 12 atletas e somou, além das duas medalhas de ouro de João, mais oito pódios: cinco de prata e três de bronze. As pratas foram conquistadas por Brenda Bensberg Sanches (100 metros – T72), Cleiton Freitas (lançamento de disco – F520), Susana Cristina da Silva (lançamento de dardo – F56), Vyctor Matias dos Anjos (400 metros – T47) e Suelen Marcheski de Oliveira (400 metros – T37). Suelen também obteve dois bronzes nos 100 e 200 metros. Caroline Gomes de Castro completou a lista de medalhas com o bronze nos 200 metros (classe T37).

What do you think?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Lateral Felippe Borges deixa o Marcílio Dias

Equipe de Camboriú conquista medalhas na Itália