O futebol brasileiro entrou em cena até no conclave que vai escolher o novo papa. Entre os cardeais reunidos no Vaticano, um nome chama a atenção dos catarinenses: Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus e torcedor declarado do Criciúma.
Natural de Forquilhinha, cidade colada a Criciúma, Dom Leonardo é o primeiro cardeal da história de Santa Catarina e um dos oito brasileiros no processo de escolha. Apesar de não estar entre os favoritos, seu nome aparece entre os possíveis escolhidos — e junto com ele, o escudo carvoeiro ganha visibilidade internacional.
Enquanto o clube disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, o seu torcedor mais ilustre circula entre os corredores mais influentes da Igreja Católica. O Tigre pode não estar na elite do futebol, mas conseguiu uma presença improvável nos holofotes do mundo.
Outros cardeais brasileiros também têm seus clubes de coração:
- Dom Jaime Spengler (Porto Alegre): Internacional
- Dom João Braz de Aviz (Brasília): Palmeiras
- Dom Sérgio da Rocha (Salvador): Palmeiras
- Dom Paulo Cezar Costa (Brasília): Vasco
- Dom Odilo Scherer (São Paulo): Athletico-PR e Santos
- Dom Orani Tempesta (Rio de Janeiro): Santos
- Dom Raymundo Damasceno Assis (Aparecida – sem direito a voto): Botafogo
Dom Leonardo é o único ligado a um clube da Série B. Para os torcedores do Criciúma, isso já é motivo para acompanhar o conclave com um interesse a mais — afinal, não é todo dia que o Tigre aparece entre os candidatos ao posto mais alto do Vaticano.
Credito da foto: Criciúma
GIPHY App Key not set. Please check settings